11 principais atribuições do gerente predial

Gerente predial

Administrar um condomínio, seja ele residencial ou comercial, não é uma tarefa fácil. Além de ter que lidar com as diferentes necessidades de moradores ou profissionais, há uma série de assuntos técnicos e burocráticos, além do gerenciamento de funcionários, a serem resolvidos. E é aí que entra a figura do gerente predial.

Muitas vezes, o síndico é eleito pelos condôminos, mas há mais responsabilidades do que ele consegue absorver no dia a dia. Por isso, as administradoras de condomínio elegem um profissional de sua equipe para auxiliar nessa tarefa. Vamos mostrar as características e 11 principais atribuições do gerente predial.

Atributos importantes de quem gerencia um condomínio

O profissional que faz a administração de uma copropriedade deve ter, primeiramente, espírito de liderança e empatia. Isso porque deverá estar sempre atento às necessidades dos condôminos, tentando resolvê-las de melhor forma possível, lidar também com a gestão dos colaboradores e resolução de problemas, além de tomar iniciativas com o intuito de valorizar o patrimônio dos moradores.

Outras características importantes são a integridade, para que se possa expressar com transparência as ações e facilitar o acesso dos condôminos a informações e documentos, por exemplo, e ter a capacidade de promover a conciliação entre os diferentes interesses e opiniões de moradores e usuários dos condomínios.

Hoje, a função se tornou tão importante que até mesmo um MBA com o tema “gestor de facilidades” está sendo oferecido na Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo). Isso se dá principalmente pela complexidade desse trabalho, que exige uma série de competências e compromissos legais para que seja bem realizado.

Inclusive, se atualizar deve ser um compromisso do gerente predial. Além de administrar pessoas, ele também deve ter conhecimento em administração e finanças, pois será o responsável, por exemplo, em realizar orçamentos de obras e reformas, as quais se refletem no orçamento dos proprietários em relação à taxa de condomínio. Duas graduações interessantes para esse tipo de profissional são administração e engenharia.

Diferenças entre gerente predial e zelador

Assim como o zelador, o gerente predial deve atuar com um braço direito do síndico. Porém, o gerente precisa de mais especialização, pois, como dissemos, além de cuidar de questões do dia a dia, como as manutenções prediais, também deve conhecer áreas técnicas e administrativas.

Saiba quais são as 11 principais atribuições do gerente predial

Agora que falamos sobre a profissão e as características que um gerente predial deve ter, confira 11 funções que devem ser exercidas por ele:

  • Gerenciar os funcionários do condomínio;
  • Realizar orçamentos e dialogar com fornecedores;
  • Ser capacitado e fazer ações de prevenção e combate a incêndios;
  • Ter conhecimentos sobre hidráulica e elétrica para detectar e agir frente à problemas;
  • Conhecer as normas técnicas e regulamentos do condomínio;
  • Fazer a intermediação do contato entre condôminos e administradora
  • Conhecer as novidades de mercado sobre o que diz respeito aos detalhes do condomínio, como segurança e limpeza;
  • Conhecer a Convenção e Regulamento Interno do condomínio onde atua;
  • Acompanhar o trabalho de profissionais e empresas terceirizadas;
  • Fazer a checagem junto à prestadora de serviços se essa está em dia com as obrigações trabalhistas, por exemplo, para se evitar problemas judiciais relacionados;
  • Inspecionar as áreas comuns do condomínio para verificar se precisam de manutenções e reparos e, em caso afirmativo, contratar profissionais habilitados para fazê-los. Esse pode ser o caso de elevadores, caixas dágua, extintores e etc.

Como é possível perceber, a figura de um profissional que administre de forma profissional os condomínios é imprescindível tanto para o planejamento de ações quanto para a coordenação de funcionários, manutenções, questões burocráticas e muito mais.

Se você é um gerente predial, zelador ou síndico temos um material para facilitar o seu dia-a-dia: Um Calendário de manutenção de condomínio personalizável, clique aqui e acesse.

Não há comentários, Seja o primeiro!

Seu endereço de e-mail não será publicado.